top of page

Doses Diárias de Alquimia na Consciência


Eu sei que respirar melhor, usar a influência do elemento terra ao repousar a cabeça no chão e um pouco do elemento água ao dar espaço para o emocional equilibra o excesso de fogo relacionado a certos tipos de emoções. Baixar o fogo destas emoções permite, em primeiro lugar, uma respiração fisiologicamente melhor.

Neste estado, praticando um ásana (postura de Yoga) simples como adho mukka svanasana (postura do cachorro olhando para baixo), ao esticar os braços para frente, abrir o peito e abrir as costas, mostro para o meu corpo o que é liberdade; o que é uma posição corporal inteligente.

Por este mapa, esta referência de 'como sou de verdade' (e não achar que sou como estou), posso reforçar em minha consciência os caminhos que escolho percorrer, atitudes que quero ter, sentimentos que quero expressar, para que eu seja e esteja como realmente Sou.

Aprender a mexer com os elementos em nosso corpo é parecido com a culinária. Costumo dizer que o ritmo e a harmonia da respiração funcionam como o ritmo em que movimentamos a colher pela panela de sopa. E se você não quer que uma parte fique grudada no fundo da panela, é bom fazer com que o movimento percorra bem por toda a panela, ou aquela parte que não foi acionada poderá queimar e terminar por estragar toda a sopa. Na busca da temperança, vale equilibrar bem os temperos/elementos do organismo.

Tocar com a cabeça o chão acalma o sistema nervoso e a mente (elemento terra traz estabilidade e desaceleração dos pensamentos); deixar o choro se manifestar quando há vontade e se banhar em águas limpas traz purificação e renovação; posturas sentadas com a coluna ereta proporcionam enraizamento e favorecem a reconstrução de uma estrutura interna, para que possamos nos elevar com dignidade para seja o que for que a vida nos apresentar.

Posturas de Yoga em pé reforçam o eixo terra-céu, no qual o organismo humano está polarizado; trazem força para os pés, as pernas e os quadris sustentarem o tronco, a coluna e a cabeça (ligados aos elementos fogo, água, ar e éther), mais próximos do céu.

Assim, hábitos diários realizados com presença e, claro, práticas corporais conscientes como Yoga são como doses diárias de alquimia na consciência, já que equilibram e transmutam nossos estados internos e externos, modificando o padrão vibratório de nossas células e, como conseqüência, também os nossos atos, palavras e escolhas de vida.

Aho!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
WhatsApp icone.png
bottom of page