• YouTube Social  Icon
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

© 2019 lilly hastings

todos os direitos reservados

 

 

CONEXÃO COM OS MUNDOS DIVINOS
ATRAVÉS DO SEU CORPO

- RETIRO SELF YOGA - 13 a 15/09/2019 -

 

POR QUE TRAZER A PSICOLOGIA PARA A PRÁTICA DE YOGA?

 

Porque em geral, os ocidentais têm uma relação bem diferente com seu corpo emocional do que os orientais. Ocidentais expressam (ou desejam expressar) mais seus sentimentos e, ainda nos dias de hoje, fazem muito mais escolhas sobre suas vidas, seus futuros e destinos do que os orientais. 

 

No Yoga existem muitas técnicas para trabalhar a mente, o corpo e a respiração. Mas pouco se fala do que o Yoga tem especificamente para as questões emocionais... 

 

Emoções como a inveja, o ciúmes, o medo, a raiva etc. as vezes ficam flutuando numa terra de ninguém durante a prática e o que encontramos é que tais emoções devem ser transmutadas pela própria prática... 


Mas nem sempre isso é tão simples para ocidentais, que podem acabar reprimindo-as ainda mais, através de práticas austeras, enquanto internamente, uma criança ferida chora e grita, desejando ser ouvida e necessitando de acolhimento e compreensão, sem julgamentos.

 

 

YOGA E MEDITACAO SITIO GLORIA 2019.jpg

Em minhas aulas, sigo as técnicas e orientações que aprendi com as formações em Iyengar Yoga e sigo também a intuição e o feeling...

 

Assim percebo quando uma postura ou instrução pode abrir os alunos para uma elaboração mais verdadeira de suas dores, dissolvendo couraças e dando boas-vindas para que as emoções sejam conscientizadas e quem sabe, expressadas, ouvidas e transformadas. É assim que o Yoga dá as mãos para a Psicologia. 

A prática de Iyengar Yoga & Psicologia acontece nas aulas em grupo e em aulas particulares.

Elementos do universo da Psicologia são acrescentados para uma vivência um pouco diferente mas, ainda assim, alinhada com os princípios da auto-investigação e auto-observação constante do corpo, da mente, das emoções e da respiração, conforme sugeridos na prática de Iyengar Yoga. 

 

A prática de Yoga abre espaço no corpo físico, no emocional e na mente para as transformações necessárias...

 

A Psicologia amplia a compreensão do que ocorre, facilita a aceitação e apoia as transformações,  de acordo com a nova consciência e o novo estado de ser.  Maravilhosa parceria!

IYENGAR YOGA

Método desenvolvido por B.K.S. Iyengar de Pune, Índia.

 

Uma abordagem detalhista e sensível, onde você é convidado a investigar cada Àsana (postura) com grande atenção e percepção corporal. A idéia é de que o corpo se organiza em “linhas energéticas” e, praticar com foco no alinhamento das posturas permite a ativação da força vital e a conexão consciente do cérebro com regiões do corpo antes adormecidas. Por meio das “ações internas”, o praticante começa a desenvolver uma inteligência refinada na pele, músculos, ossos e até órgãos internos que normalmente não são percebidos.

 

As ações internas são sempre praticadas com ações complementares. Por exemplo, enquanto uma ação direciona determinada parte do corpo para trás, simultaneamente outra ação equilibrará o  organismo direcionando outra região para frente. Essas ações conjuntas constituem a base do equilíbrio e do alinhamento correto em casa àsana (postura).

 

Outra forte característica do método e que foi incorporada por vários outros estilos de Yoga é a utilização dos “Yoga Props” (acessórios de Yoga), como blocos, cintos, almofadões, cadeiras, mantas, cordas na parede entre outros. Esses materiais oferecem inúmeras possibilidades de variações nas posturas, facilitando ou intensificando-as de acordo com as condições de saúde e experiência de cada praticante.

 

A prática exige atenção constante, a mente permanece focada em tudo que acontece com o corpo, desde sinais de cansaço, energia, rigidez, flexibilidade, dor e resistências, até os estados emocionais e mentais que nos atravessam durante a prática. A conexão corpo, emoções e mente fica cada vez mais clara e nos damos conta de como cada um destes níveis influencia e é influenciado pelos outros. 

 

Segundo Iyengar, a prática física do Yoga cria a fundação para uma vida equilibrada. Ao aprender posturas (ásanas), você aprende mais do que apenas formas físicas. Você aprende a permanecer calmo e ainda assim alerta, não importando o quanto uma postura possa ser desafiante. Aprender a estar calmo e centrado fisicamente é um catalizador para manter o equilíbrio emocional e mental.

 

Iyengar dá grande importância à saúde do corpo no caminho do desenvolvimento da consciência e por isso considera que os ásanas são na verdade o primeiro estágio e preparação para todos os outros degraus na direção da Consciência Absoluta.

 

“Se a quantidade de toxinas no sistema nervoso obscurece a visão, a clareza é impossível. Se seu fígado está preguiçoso por causa das toxinas e não filtra bem o sangue, o cérebro será afetado”.

 

“À medida que a prática de Yoga limpa e relaxa o sistema nervoso, a clareza, o contentamento e a serenidade se instalam”.

 

      “É por meio da agudeza de percepção e da velocidade de ação – cultivadas pela prática do ásana e do            pranayama – que podemos nos aperfeiçoar”.

 

“Só podemos esperar realizar alguma coisa em nossa vida espiritual seprimeiro prestarmos atenção ao corpo físico”.

 

BKS Iyengar – “Luz na Vida – São Paulo, Summus, 2007.