top of page
Lilly Yoga.jpg
AV_vert.png
Iyengar Yoga 
UM CAMINHO ATRAVÉS DO CORPO PARA A TRANSFORMAÇÃO DO SEU SER E DA SUA VIDA

Meu trabalho com Yoga é para você que quer estar no corpo e em tudo mais que vive dentro de você.

 

Não há nada errado com seus sentimentos, emoções, pensamentos e sensações.

 

Não é preciso desfocar dos incômodos internos, desviando a atenção para a respiração, mas ficar mais consciente deles e também do corpo e da respiração. 


É importante estar presente e ter consciência de tudo que vive em nós. Se existem incômodos, vamos aprender a respirar com eles, criar intimidade com eles e, através deles, nos conhecermos mais profundamente. 

Se não forem reconhecidos, estes incômodos ficam aparentemente ocultos durante a prática e corremos o risco de pensar que tais emoções devem ser esquecidas ao invés de reconhecidas e elaboradas.

 

Emoções sombrias devem ser olhadas e compreendidas.


Práticas austeras demais podem nos encouraçar. Aprender a reconhecer as emoções e criar a distância necessária para respirar melhor com elas cria um campo de clareza para a elaboração consciente de nossos desafios.

 

Em minhas aulas, sigo as técnicas e orientações que aprendi nas minhas 2 formações em Iyengar Yoga (Espaço Surya com Kalidas Nuyken - Alemanha e ABIY com Faeq Biria - França).

A auto-investigação e auto-observação constantes são fundamentais na prática de Iyengar Yoga.

 

A prática abre espaço no corpo físico, no corpo emocional e na mente pra que novas percepções de nós mesmos venham à tona e para que aquilo que está em desarmonia possa ser ajustado.

 

É assim que a prática vai nos devolvendo à nós mesmos e à nossa natureza original, livre, simples e feliz.

 

AULAS 2024

TURMA REGULAR:

MY YOGA - Unidade Vila Nova Conceição

domingos das 11h30 às 12h45

Rua Natividade 64 - Vila Nova Conceição - SP

+55-11-99804-8927

PARA INFORMAÇÕES DE AULAS ESPECIAIS E WORKSHOPS CLIQUE ABAIXO: 

 

Lilly_-_Março_2009_PRANA_YOGA_JOURNAL.jpg

'Se a quantidade de toxinas no sistema nervoso obscurece a visão, a clareza é impossível. Se seu fígado está preguiçoso por causa das toxinas e não filtra bem o sangue, o cérebro será afetado'.

'À medida que a prática de Yoga limpa e relaxa o sistema nervoso, a clareza, o contentamento e a serenidade se instalam'.

'Só podemos esperar realizar alguma coisa em nossa vida espiritual se primeiro prestarmos atenção ao corpo físico'.

BKS Iyengar – “Luz na Vida – São Paulo, Summus, 2007.

IYENGAR YOGA

Método desenvolvido por B.K.S. Iyengar de Pune, Índia

 

Uma abordagem detalhista e sensível, onde você é convidado a investigar cada ásana (postura) com grande atenção e percepção corporal. A idéia é de que o corpo se organiza em linhas energéticas; praticar com foco no alinhamento das posturas permite a ativação da força vital e a conexão consciente do cérebro com regiões do corpo adormecidas.

 

Por meio de ações internas o praticante desenvolve uma inteligência refinada na pele, músculos, ossos e até mesmo em órgãos internos que normalmente não são percebidos.

 

As ações internas são sempre praticadas com ações complementares: enquanto uma ação direciona determinada parte do corpo para trás, simultaneamente uma ação oposta direcionará outra região para frente. Essas ações conjuntas constituem a base do equilíbrio e do alinhamento em casa ásana (postura).

 

Outra forte característica do método - que foi incorporada por vários outros estilos de Yoga - é a utilização dos Yoga Props (acessórios de Yoga), como blocos, cintos, almofadões, cadeiras, mantas, cordas na parede etc. Esses materiais oferecem inúmeras possibilidades de variações nas posturas, facilitando ou intensificando-as, de acordo com as condições de saúde e experiência de cada praticante.

A prática exige atenção, a mente deve ficar totalmente presente no que acontece com o corpo e com os estados emocionais e mentais durante a prática. A conexão corpo, emoções e mente fica mais clara; podemos perceber como cada um destes níveis influencia e é influenciado pelos outros.

Segundo Iyengar, a prática física do Yoga cria a fundação para uma vida equilibrada.

 

Ao aprender as posturas (ásanas), você aprende mais do que apenas formas físicas. Você aprende a permanecer calmo e, ainda assim, alerta, não importando o quanto uma postura possa ser desafiante. Aprender a estar calmo e centrado fisicamente é um catalizador para manter o equilíbrio emocional e mental.

 

B.K.S. Iyengar sempre deu grande importância à saúde do corpo no caminho do desenvolvimento da consciência,  considerando as posturas físicas como o primeiro estágio e a preparação para todos os outros degraus na direção da Consciência Absoluta.

'A prática espiritual e a investigação psicológica não substituem uma a outra. A prática espiritual pode levar as pessoas para experiências muito abençoadas de transcendência, de percepção da unidade de tudo e da união mística de formas que nenhuma outra prática faz. 

 

Entretanto, o Yoga por si só não cura feridas de relacionamentos, não aumenta a autoestima e não melhora nossa comunicação, nem revela ou transforma padrões auto destrutivos nem cura vícios. 

 

A psicologia ocidental, por outro lado, sim se direciona diretamente para esses aspectos de nossa humanidade e faz o seu trabalho. 

 

Mesmo assim, a psicologia por si só não é capaz de despertar em nós aquele estado fino de contentamento e alegria pura (que o Yoga sim nos traz) e nem nos proporciona experiências únicas que mudam nossas vidas para sempre, como o Yoga e outras práticas espirituais fazem. 

 

A prática de Yoga e a psicologia juntas criam uma possibilidade mais profunda do que cada uma delas sozinha. Juntas, oferecem um mapa para um espectro completo de cura, crescimento e florescimento do ser, a partir dos pontos mais escuros e inconscientes presentes em nós.'

 

Mariana Caplan - Yoga & Psychology - integrating the paths of yoga and psychology for healing, transformation and joy 

DSC_8102.jpg

LILLY HASTINGS

Formada em Psicologia pela PUC-SP com especialização em Integração Psicofísica pelo Instituto Sedes Sapientiae, pós-graduanda em Espiritualidade na Prática Clinica pela UFJF; certificada em Iyengar Yoga pela ABIY - Associação Brasileira de Iyengar Yoga; pesquisadora e praticante da espiritualidade desde 1986. ​

 

Além da visão tradicional da psicologia, Lilly também oferece um atendimento especial para pessoas que estão num caminho espiritual: como seguir nesse caminho com os olhos bem abertos; aprender com os ensinamentos, professores, mestras e mestres, sem nunca deixar de lado sua autonomia, liberdade e discernimento.

Mais:


Participou em 2014 do congresso Yoga & Psychology em São Francisco, California, com Mariana Caplan e diversos professores no CIIS - California Institute of Integral Studies .

De 2007 a 2012 escreveu a Coluna Reflexões da revista Yoga Journal do Brasil; entre 2006 e 2007 foi consultora da marca de roupas de Yoga e Yoga Life Style @yoginibrasil; entre 2008 e 2010 atuou como embaixadora de Yoga da adidas no Brasil e formatou o evento internacional PLAY YOGA na Bienal do Parque do Ibirapuera em São Paulo, no qual deu aulas e palestras para mais de 3000 pessoas.  

WhatsApp icone.png
bottom of page