top of page
Lilly Yoga.jpg
AV_vert.png
Iyengar Yoga & Psicologia
CAMINHOS INTEGRADOS PARA A SUA TRANSFORMAÇÃO

Meu trabalho com Yoga é para você que quer estar no corpo e em tudo mais que vive dentro de você. Não há nada errado com seus sentimentos, emoções, pensamentos e sensações. Não é preciso desfocar dos incômodos internos, desviando a atenção para a respiração.

É importante estar presente, ter consciência dos incômodos, aprender a criar intimidade e respirar com eles e, através deles, aprofundar sua auto-investigação , usando tudo para seu aprimoramento pessoal.

 

Se não forem reconhecidos, estes incômodos ficam aparentemente ocultos durante a prática e o perigo psíquico é pensar que tais emoções devem ser transformadas pela própria prática ao invés de reconhecidas e elaboradas.

 

Emoções sombrias (e tão humanas) devem ser olhadas e compreendidas.
Práticas austeras demais podem nos encouraçar. Aprender a reconhecer as emoções e criar a distância necessária para respirar melhor com elas cria um campo de clareza para a elaboração consciente de nossos desafios.

 

Em minhas aulas, sigo as técnicas e orientações que aprendi nas minhas 2 formações em Iyengar Yoga (Espaço Surya com Kalidas Nuyken - Alemanha e ABIY com Faeq Biria - França) e também a percepção para captar quando uma postura pode abrir nos alunos uma elaboração mais verdadeira de suas dores, dissolvendo couraças e abrindo caminho para que as emoções sejam transformadas. É assim que o Yoga dá as mãos para a Psicologia. 

Elementos do universo da Psicologia são acrescentados para uma vivência ainda mais alinhada com os princípios da auto-investigação e da auto-observação constante conforme sugerido na prática de Iyengar Yoga.

 

A prática abre espaço no corpo físico, no emocional e na mente para as transformações e a psicologia amplia a compreensão do que ocorre, facilita a aceitação e apoia as transformações,  de acordo com a nova consciência e o novo estado de ser.  

 

 

AULAS 2024

TURMA REGULAR:

MY YOGA - Unidade Vila Nova Conceição

domingos 11h30 às 12h45

Rua Natividade 64 - Vila Nova Conceição - SP

+55-11-99804-8927

PARA INFORMAÇÕES DE AULAS ESPECIAIS E WORKSHOPS CLIQUE ABAIXO: 

 

Lilly_-_Março_2009_PRANA_YOGA_JOURNAL.jpg

'Se a quantidade de toxinas no sistema nervoso obscurece a visão, a clareza é impossível. Se seu fígado está preguiçoso por causa das toxinas e não filtra bem o sangue, o cérebro será afetado'.

'À medida que a prática de Yoga limpa e relaxa o sistema nervoso, a clareza, o contentamento e a serenidade se instalam'.

'Só podemos esperar realizar alguma coisa em nossa vida espiritual se primeiro prestarmos atenção ao corpo físico'.

BKS Iyengar – “Luz na Vida – São Paulo, Summus, 2007.

IYENGAR YOGA

Método desenvolvido por B.K.S. Iyengar de Pune, Índia

 

Uma abordagem detalhista e sensível, onde você é convidado a investigar cada ásana (postura) com grande atenção e percepção corporal. A idéia é de que o corpo se organiza em linhas energéticas; praticar com foco no alinhamento das posturas permite a ativação da força vital e a conexão consciente do cérebro com regiões do corpo adormecidas.

 

Por meio de ações internas o praticante desenvolve uma inteligência refinada na pele, músculos, ossos e até mesmo em órgãos internos que normalmente não são percebidos.

 

As ações internas são sempre praticadas com ações complementares: enquanto uma ação direciona determinada parte do corpo para trás, simultaneamente uma ação oposta direcionará outra região para frente. Essas ações conjuntas constituem a base do equilíbrio e do alinhamento em casa ásana (postura).

 

Outra forte característica do método - que foi incorporada por vários outros estilos de Yoga - é a utilização dos Yoga Props (acessórios de Yoga), como blocos, cintos, almofadões, cadeiras, mantas, cordas na parede etc. Esses materiais oferecem inúmeras possibilidades de variações nas posturas, facilitando ou intensificando-as, de acordo com as condições de saúde e experiência de cada praticante.

A prática exige atenção, a mente deve ficar totalmente presente no que acontece com o corpo e com os estados emocionais e mentais durante a prática. A conexão corpo, emoções e mente fica mais clara; podemos perceber como cada um destes níveis influencia e é influenciado pelos outros.

Segundo Iyengar, a prática física do Yoga cria a fundação para uma vida equilibrada.

 

Ao aprender as posturas (ásanas), você aprende mais do que apenas formas físicas. Você aprende a permanecer calmo e, ainda assim, alerta, não importando o quanto uma postura possa ser desafiante. Aprender a estar calmo e centrado fisicamente é um catalizador para manter o equilíbrio emocional e mental.

 

B.K.S. Iyengar sempre deu grande importância à saúde do corpo no caminho do desenvolvimento da consciência,  considerando as posturas físicas como o primeiro estágio e a preparação para todos os outros degraus na direção da Consciência Absoluta.

'A prática espiritual e a investigação psicológica não substituem uma a outra. A prática espiritual pode levar as pessoas para experiências muito abençoadas de transcendência, de percepção da unidade de tudo e da união mística de formas que nenhuma outra prática faz. 

 

Entretanto, o Yoga por si só não cura feridas de relacionamentos, não aumenta a autoestima e não melhora nossa comunicação, nem revela ou transforma padrões auto destrutivos nem cura vícios. 

 

A psicologia ocidental, por outro lado, sim se direciona diretamente para esses aspectos de nossa humanidade e faz o seu trabalho. 

 

Mesmo assim, a psicologia por si só não é capaz de despertar em nós aquele estado fino de contentamento e alegria pura (que o Yoga sim nos traz) e nem nos proporciona experiências únicas que mudam nossas vidas para sempre, como o Yoga e outras práticas espirituais fazem. 

 

A prática de Yoga e a psicologia juntas criam uma possibilidade mais profunda do que cada uma delas sozinha. Juntas, oferecem um mapa para um espectro completo de cura, crescimento e florescimento do ser, a partir dos pontos mais escuros e inconscientes presentes em nós.'

 

Mariana Caplan - Yoga & Psychology - integrating the paths of yoga and psychology for healing, transformation and joy 

DSC_8102.jpg

LILLY HASTINGS

Seu trabalho se baseia na tríade Yoga, Psicologia e Espiritualidade.
 
Formada em Psicologia pela PUC-SP, pós-graduanda em Espiritualidade na Prática Clinica pela UFJF; certificada em Iyengar Yoga pela ABIY - Associação Brasileira de Iyengar Yoga; pesquisadora e praticante da espiritualidade desde 1986.
 
Lilly faz em seu trabalho uma fusão criativa de diferentes disciplinas e tradições, integrando as heranças do oriente (Yoga, meditação, religiosidade e espiritualidade) com os valores do ocidente (triunfar, destacar-se da multidão, expressar sua unicidade) e faz isso com o salto de fé de quem deseja viver o que ensina.
 
Desde 2010 dedica-se também ao estudo espiritual com a sagrada medicina da floresta, no intuito de explorar a vastidão da mente e do Ser.

Mais:
Participou do congresso Yoga & Psychology em São Francisco, California, com Mariana Caplan e diversos professores no CIIS - California Institute of Integral Studies .

De 2007 a 2012 escreveu a Coluna Reflexões da revista Yoga Journal do Brasil; entre 2008 e 2010 atuou como embaixadora de Yoga da adidas no Brasil e formatou o evento internacional PLAY YOGA na Bienal do Parque do Ibirapuera em São Paulo, no qual deu aulas e palestras para mais de 3000 pessoas. No mundo corporativo, Lilly faz consultorias e vivências de Yoga, bem-estar, espiritualidade e desenvolvimento humano, atendendo clientes como HAY GROUP, C&A, BAYARD, YOGINI, ADIDAS, FLEURY, GRUPO NOTREDAME INTERMÉDICA etc.

Em seu percurso também estudou Coaching na Fundación Cóndor Blanco (Chile); práticas de meditação em movimento - The 5 Rhythms - com Gabrielle Roth (Alvin Ailey Dance Center - NYC - EUA), estudou o pensamento de G. I. Gurdjieff com Paulo e Lauro Raful, Ken Wilber com Ary Rainsford, Xamanismo com membros da Fundación Cóndor Blanco no Chile, com Léo Artese e com povos indígenas da Amazônia, andes peruanos e escolas espirituais no Brasil.

WhatsApp icone.png
bottom of page